Projeto Tamar em Dunas de Itaúnas

A base do Tamar em Itaúnas, no município de Conceição da Barra, extremo-norte do Espírito Santo, foi criada em 1991. Monitora 38km de praia (30km no Espírito Santo e oito no extremo sul baiano), limitados pela foz do rio Itaúnas e pelo Riacho Doce, na divisa com a Bahia. A maior parte da área, cerca de 25km, fica dentro do Parque Estadual de Itaúnas, inserido na Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e tombado pela Unesco, em 1992, como Patrimônio Natural da Humanidade.

O Parque Estadual de Itaúnas protege 3.500 hectares de diversos ecossistemas associados da Mata Atlântica, como manguezal, restinga e alagados. A região é famosa por sua beleza natural: suas dunas, com até 30 metros de altura; o rio Itaúnas e seus alagados, onde vivem inúmeras aves, lontras e capivaras.

No passado, os moradores viviam entre o rio Itaúnas e o mar, no local onde hoje ficam as dunas. Com o desmatamento da restinga e a força dos ventos, as dunas se moveram cobrindo de areia casas, lojas, a igreja e o cemitério. Aos poucos a população foi se deslocando. Na década de 70 do século passado, a vila já estava no outro lado do rio, seu lugar até hoje. Itaúnas tem sua economia voltada para a pesca artesanal e para o turismo.

A região é sítio de reprodução, principalmente, da tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), embora existam alguns registros de Lepidochelys olivacea e Eretmochelys imbricata. A base é sazonal, funcionando apenas durante a temporada reprodutiva, de setembro a março, protegendo anualmente 80 desovas, com seis mil filhotes.

Caixa Postal 53, Conceição da Barra-ES, CEP 29.960-970 – Conceição da Barra – ES
Tel: (27) 3762-5196 / 5022

Fonte: http://www.tamar.org.br

 

Tags: No tags