Desbrave as dunas de Itaúnas a pé

Além das noitadas de forró, vilarejo capixaba proporciona longas caminhadas a praias desertas e inesquecíveis.

dunas_itaunas_foto_panorama

Descubra

O litoral do Espírito Santo é um dos mais selvagens de todo o Brasil, dono de paisagens de extrema beleza e pouco movimento, apesar de estar muito próximo às principais capitais do País. Ao norte, quilômetros acima da capital Vitória, as praias vão ficando cada vez mais desertas e perfeitas para um período de férias regado à tranquilidade e aventuras junto à natureza.

Os municípios de São Mateus e Conceição da Barra – onde fica Itaúnas, um dos mais procurados locais de férias de todo o Estado – abrigam destinos ímpares para isso. Na região com varrições de restingas e Mata Atlântica, o ecoturismo, aliado ao trekking, é que move toda a estrutura turística. O litoral, que pode se estender até o extremo sul baiano, guarda reservas naturais, enormes dunas e praias paradisíacas. Opções que só podem ser conhecidas em caminhadas pela areia, com disposição e coragem para encarar horas sob o sol.


dunas_itaunas_foto_entrada_ponte

Ao sair da pequena vila de Itaúnas, em direção ao portal de entrada para as dunas, tem início a aventura. O primeiro obstáculo é ultrapassar os primeiros bancos de areia, alguns chegando a 30 metros de altura. Daí a necessidade de se carregar apenas água, um alimento leve e, claro, protetor solar durante as caminhadas. Do alto das formações arenosas a vista é incrível para todos os lados que o olhar alcançar. No sobe e desce é possível cruzar a divisa baiana, chegando a praias desertas que recebem a visita do sol o ano inteiro. Caso da praia de Itaúnas, onde, além de poucos quiosques, não se vê mais nada além de mar, areia e céu azul intenso.

Conheça também: Praias calmas e boa mesa em Vitória

Quem quer encarar um trekking mais pesado deve seguir para o norte, em direção a Riacho Doce, na divisa com a Bahia, até chegar à chamada Costa Dourada. O percurso total (ida e volta) é feito, em média, em seis horas, dependendo do tempo levado para aproveitar toda a paz transmitida pelo silêncio harmonioso, quebrado apenas pelo barulho do mar.


dunas_itaunas_foto_praia

Ao longo dos 10 km de caminhada a altura das dunas e o sol escaldante não dão trégua e o uso do tênis se mostra primordial. À medida que nos afastamos do ponto de partida pouco se ouve algum som que não seja a própria respiração, concentrada nos passos curtos. O vento, movimentando toda a massa de areia, refresca e disfarça o calor.

No fim do trajeto (de ida), é possível refrescar-se ainda nas águas de um pequeno rio que desemboca por ali. A alimentação é garantida por peixes frescos, assados em pequenas barracas de madeira que servem de apoio para quem chega.

O mais sábio é que se planeje os trekkings em dias alternados, para repor as energias e explorar as belezas da paisagem. Afinal, caminhar por dunas é diferente de fazer trilhas em mata fechada, protegidas do sol e com umidade elevada, provocando até alguma desidratação.

Conheça mais sobre nossos pacotes e garante o seu lugar neste paraiso natural.

Fonte: Turismo IG (Adaptado)

Tags: No tags